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Pré-candidato Jamilson Name (PDT) aponta principais problemas para professores e alunos da área rural

Por Gilson Giordano em 08/06/2018 às 19:26

A educação no campo é um dos graves problemas enfrentado tanto pelos alunos bem como os professores e foi citado pelo pré-candidato Jamilson Name (Divulgação)

Mantendo a bandeira da educação, como o único caminho capaz de levar a população à liberdade total, o pré-candidato Jamilson Name (PDT), falou a respeito da educação no campo e apontou quais os principais problemas que ainda dificultam a sintonia entre alunos e professores.

O pré-candidato Jamilson Name (PDT) não descarta de forma alguma que a educação deve ter como foco principal a formação integral do educando por meio dos conhecimentos historicamente acumulados, articulando o ensino com a produção de saberes originários dos mesmos que vivem no campo em suas mais variadas formas de produção de vida, tendo uma política publica que vai ao encontro da valorização e da identidade desses sujeitos, pois por meio do conhecimento local e global os educandos possam viver tanto no campo quanto na cidade se assim desejar e precisar.

Jamilson Name reconhecem como população do campo, os agricultores, familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, trabalhadores assalariados rurais, quilombolas, caiçaras (miscigenação entre índios e brancos), povos da floresta, caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural.

 De acordo com o levantamento realizado pela equipe do pré-candidato Jamilson Name (PDT), atualmente, existem 32 escolas identificadas como Educação do Campo e 42 Extensões Escolares. Ele defende que, para uma escola do campo, é necessário que o currículo esteja de acordo com as necessidades e interesses dos alunos da localidade, e com isso, a comunidade escolar possa ampliar o conhecimento que já tem.

É do conhecimento do pré-candidato Jamilson Name (PDT) que quase sempre, as escolas seguem o currículo urbano, realidade essa que dissocia da realidade dos alunos do campo. “Então é preciso uma política específica para o campo, que envolva a formação continuada de professores, acessibilidade para os alunos com currículo e prática pedagógica alinhada”, disse Jamilson.

Prosseguindo, ele citou quais são os desafios que constituem a educação do campo na atualidade, chegando a citar alguns deles como, por exemplo, a questão da viabilidade do meio de transporte, à distância, profissionais para atender principalmente as extensões, as salas multi anuais para atender principalmente o ensino médio. Finalizando ele disse que “muitos professores não têm a formação adequada para conceber uma prática educativa de qualidade para os estudantes”, assegurou.

 

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